Drª Marcilane (Fonoaudióloga) |
A participação da fonoaudiologia na vida da criança com deficiência desempenha um papel importante junto à equipe de reabilitação, auxiliando no processo do desenvolvimento infantil através da estimulação precoce.
A fonoaudióloga busca o conhecimento de possíveis causas que levam a alteração em seu desenvolvimento de linguagem, para isto, investiga fatos importantes os quais farão diferença na vida do indivíduo, como: neurológicos genéticos; percepções auditivas e visuais, assim como as funções neurovegetativo (respiração, sucção, mastigação e deglutição, considerando aspectos motores (mobilidade) musculares e posicionamento dos órgãos (lábios, língua, bochechas, dentes.). Considerando a saúde geral do paciente e as necessidades das áreas que precisam ser estimuladas.
O trabalho fonoaudiologico na estimulação precoce está voltado para a adequação quando é possível das alterações ou garantir uma melhora na qualidade de vida da criança. Para chegarmos a este objetivo buscamos a participação familiar sem o qual é impossível para a obtenção de resultados positivos e, sobretudo acreditar nas potencialidades da criança de superação.
As atividades desenvolvidas são diversificadas, uma vez que estimulamos várias funções, dessa forma trabalhamos com o lúdico, através de brinquedos (que possam estimular a percepção auditiva, visual e fala) e também alimentos com os quais estimulamos a mastigação e deglutição.
Aqui na APAE, procuramos tratar a criança como um todo valorizando suas conquistas, buscando ajudar as famílias na longa caminhada da reabilitação, desta forma aprendemos com eles que o amor incondicional, justifica a paciência e superação para as adversidades da vida.
Marcilane Almeida
Fonoaudióloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário