Iniciou o trabalho com 16 (dezesseis) alunos e 4 (quatro) professoras, tendo passado por vários endereços. Hoje, funciona em sede própria, situada à Rua José Ferreira Leal, 90 - Bairro Heliópolis.
Desde então teve que superar obstáculos marcados pelo cenário econômico desfavorável e pela falta de investimentos sociais. Contudo cada momento foi vivenciado e enfrentado com o otimismo de quem acredita no ser humano. Todos os desafios e conquistas foram uma oportunidade de crescimento dentro deste organismo vivo que é a APAE de Garanhuns.
Hoje, a Instituição ganhou reconhecimento e credibilidade, buscando cumprir sua missão de lutar pela defesas dos direitos da pessoa com deficiência, visando a melhoria da sua qualidade de vida e a sua inclusão à sociedade, oferecendo atendimento em : Estimulação, Escolaridade e Atividades Profissionalizantes.
Atende, atualmente, cerca de 370 pessoas com deficiência intelectual e/ou deficiência múltipla, prestando assistência médica, educacional e social.
Os serviços oferecidos abrangem tanto a comunidade local quanto vários municípios do Agreste Meridional do Estado de Pernambuco.
A Entidade se mantém através de convênios com Órgãos governamentais e a significativa colaboração da comunidade.
Programas:
- Programa de Estimulação Precoce e Essencia;
- Programa de Escolarização;
- Programa de Atividades Profissionalizantes (Oficinas Terapêuticas);
- Programa de apoio à Família.
APAE de Garanhuns nasceu da feliz iniciativa de sua fundadora, a profª Ana Maria Lima Veloso, que movida por sentimento de solidariedade humana e percebendo que no município, na época, não havia serviço destinado ao atendimento da pessoa com deficiência, resolveu abraçar a causa e, assim, fundou a APAE-Garanhuns, em 31 de maio de 1970, contando com o apoio de pais, amigos do Rotary Club.
Durante esses 41 anos, a APAE vem crescendo na sua estrutura e oferece serviços de forma a atender a sua clientela voltada para uma perspectiva de inclusão e de favorecimento das especificidades de cada criança atendida na mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário